domingo, 20 de fevereiro de 2011

Dicas para dirigir em Portugal





Saimos de Évora com destino a Alchochete(fomos conhecer um dos maiores shopping ponta de estoque da Europa).

O GPS pirou e fomos parar no meio de mato.

Ainda bem que a ponte Vasco da Gama é bem sinalizada e sabíamos que o shopping ficava antes dela.

Antes de chegar a Lisboa, o Rio Tejo se alarga em um dos maiores portos naturais do mundo, para depois se estreitar novamente e desaguar no Oceano Atlântico.

Em trono de Alchochete e Montijo existem represas de água para a produção de sal.

Na margem norte o Rio vimos riachos que vem das colinas ao redor e na margem sul, mais plana, há colônias de ostras e área de pesca.

Lisboa já era um porto do mar mediterrâneo, séculos antes de se tornar o primeiro porto voltado para o Atlântico.

As estradas em Portugal são muito boas, inclusive as secundárias que  utilizamos.




Os limites de velocidade são de 60km/h em áreas construídas, 90km/h em outros locais e 120km/h nas novas rodovias financiadas pela UE, mas poucos motoristas obedecem.

A maioria das estradas de Portugal tem pedágio – aproximadamente €18 de Lisboa ao Porto –, indicados pela letra A nos mapas

As estradas com o prefixo E são rotas européias ranscontinentais.

IP significa ‘itinerário principal’.

IC é ‘itinerário complementar’ (estradas secundárias).

Outras estradas de duas pistas também têm o prefixo N em alguns mapas – mas às vezes não.

Para confundir, em alguns mapas as estradas mudam de prefixo.

O uso de cintos de segurança é obrigatório nos bancos da frente e de trás. O limite legal de álcool no sangue é baixo, 0,2mg/mL.

Para pegar estradas a leste e ao sul, em qualquer outra direção que não Caparica e Sesimbra, use a Ponte Vasco da Gama; a Ponte 25 de Abril pode ficar congestionada.

2 comentários:

Carlos disse...

Parabéns pelo texto, deu boas dicas.

Você saberia dizer a CNH brasileira é válida em Portugal? Pergunto por que já li informações divergentes em vários locais.

Se tiver uma dica de locadora de veículos com preços baixos, seria muito útil. Obrigado.

lobusdaestepe disse...

Obrigada, Carlos.
Nós tiramos a carteira de habilitação internacional para não termos problemas.
Mas tudo foi super tanquilo, não fomos parados nenhuma vez, nem quando cruzamos a fronteira para a Espanha para irmos até Santiago de Compostela.
Acho que no próximo post suas dúvidas serão esclarecidas:)