sábado, 2 de janeiro de 2010

PENINSULA VALDEZ



Saindo de Punta Tombo, pegamos a estrada em direção a Trelew para abastecermos.

Só que depois de uma peregrinação por cinco postos, é que conseguimos o combustível.

Falaram que tinha iniciado uma greve sem previsão para  terminar, e toda a região Sul estava com problema.

Ai pensamos bem  e resolvemos mudar os planos de chegar até Ushuaia.

Pensamos  até em pegar um avião.

Fomos em duas agências para verificar os preços de hóteis, etc. e ficamos sabendo que para os argentinos é um preço e para nós outro beeeeem maior.

Descobrimos que compensa mais comprar tudo aqui no Brasil do que lá.

Se fossemos de ônibus, não teria problema, seria o mesmo preço praticado para o argentinos; mas os hotéis não e como já era início de alta temporada  estavam praticamente todos lotados.

Então resolvemos voltar para Puerto Madryn  e conhecer a Península Valdez(que seria visitada na volta de Ushuaia).



A aproximadamente 100 Km de Puerto Madryn, situa-se a Reserva Faunistica Península Valdez, um santuário da vida animal localizado em meio à aridez da Patagônia Atlântica.

Em seu habitat natural desfilam baleias, pingüins, leões e elefantes-marinhos, guanacos, tatus, coelhos selvagens, raposas...



A Península Valdez possui aproximadamente 360 mil hectares e está unida ao continente pelo Istmo Carlos Amenghino, uma faixa de terra que também separa o Golfo Nuevo (ao sul) do Golfo San José (ao norte).

Vá bem cedo para aproveitar bem porque as distâncias entre as várias colônias são grandes e , caso for de carro próprio deve dirigir bem devagar, pois é uma reserva onde os animas estão soltos, ali é o territórios deles que deve ser respeitado, embora vimos vários mortos atropelados.

Do istmo é possível avistar a Isla de los Pájaros, no Golfo San José, que abriga diversas espécies de aves marinhas, como pingüins, garças, flamingos e gaivotas. Não é permitido o acesso à ilha, mas, como fica bastante próxima ao continente, pode-se observar os seus animais através de telescópios fixos.



Paga-se um ingresso para entrar na Peninsula, mas se for ficar nas pousadas  de Puerto Piramides, não é necessário.



Puerto Piramides Pirâmides é uma pequena vila onde existe hospedagem, combustível e alimentação.

E de onde saem os passeios para se avistar baleias.

Uma dica é cuidar com o combustível. O único local na península onde existe combustível é em Puerto Pirâmides e somente um posto. Procure chegar com o seu tanque abastecido e não se esqueça que você pode chegar a rodar perto de 300 km pela região sem encontrar combustível.

Nenhum comentário: