sábado, 9 de janeiro de 2010

Portugal:- Aveiro, Moliceiros, Ovos Moles e Festa de SãoGonçalinho(Gonçalo)

Aveiro, distante 244 km de Lisboa, é uma cidade que grande parte dos brasileiros que vão a Portugal desconhecem, indo direto de Lisboa para a cidade do Porto (68 Km de Aveiro) ou Coimbra(58 Km).

Pois não sabem o que estão perdendo!



Eu também não sabia que Aveiro podia ser tão charmosa.

Nossa “correspondente” está lá esta semana e passou várias dicas:



Primeiro, tem um passeio de barco com os moliceiros( + ou – como as gôndolas de Veneza) imperdível, passando por lindas paisagens da cidade de Aveiro, por apenas 5 euros por 45 minutos!!!! Uma pechincha!

É uma cidade tranqüila, limpa, com um povo agradável.

Tem um farol que é o primeiro de Portugal, com 66 mts de altura.



Neste final de semana(começou na quinta-feira) a festa de São Gonçalinho- 10 de janeiro – santo que teria vivido temporariamente em Aveiro, durante as suas viagens pelo mundo.



“Brincalhão e galhofeiro / vós fostes das velhas / devoto casamenteiro. /

Ó santinho milagroso / dai também às raparigas / um noivinho bem formoso”

O seu rosto jovem e risonho fizeram dele o eterno «menino» do povo de Aveiro.

Casamenteiro, tocador de viola, dançarino, milagreiro, enfermeiro, médico, criador de vida, contemplativo e “perdoador”, curador de doenças de ossos, no amor e desamor, com o seu sorriso a todos acolhe e num abraço a todos envolve.

Assim é São Gonçalinho,como é mais conhecido em Portugal, ou São Gonçalo no Brasil, padroeiro dos violeiros.



Como parte tradicional da festa , tem o lançamento das cavacas doces(bolos secos feitos de claras de ovos, farinha e cobertos de açúcar), do alto da capela para o povo, como meio de pagar promessas ou encomendar alguma graça, e estas são guardadas durante o ano como símbolo de proteção, ou fertilidade.

Cada vez que o sino bate, é aquele alvoroço.



O pessoal fica com redes, chapéus, capacetes e até guarda-chuva ao contrário, ao redor da capela da Praça do Peixe para pegar as cavacas.



Dizem que a forma da cavaca foi inspirada na mão do santo.

Tem também a “dança dos mancos”, realizada na capela, onde homens, fingindo de mancos, saracoteiam os corpos dançando em festa e pedem proteção contra as dores de ossos e pernas.



O doce mais típico de Aveiro são os ovos moles,cuja a criação se deve ás freiras dos conventos.

A massa de doce de ovos é comercializada em barricas de madeira pintadas exteriormente com barcos moliceiros e outros motivos da Ria de Aveiro ou em tacinhas de cerâmica e ainda envolvida em hóstia (massa especial de farinha de trigo), moldada nas mais diversas formas de elementos marinhos, como peixes, conchas, búzios, etc , que são passados por uma calda de açúcar para os tornar opacos e dar mais consistência.

É de difícil preparo pois é uma massa muito cremosa e obtida exclusivamente através de açúcar em ponto e gemas de ovos muito frescos, na sua confecção, não devendo ser mexida em círculo (para não ficar estriada), mas aproximando e afastando a colher da panela .






Outros pratos típicos do município,são as Castanhas de Ovos, Fios de Ovos, Lampreia de Ovos, Bolachas Americanas e Tripas (doces) e Caldeirada de Enguias.


O primeiro hostel foi inaugurado em julho de 2009 - o Aveiro Rossio Hostel, em um prédio histórico, situado na R. João Afonso de Aveiro 1,







ás margens da ria e dos moliceiros, com TV de LCD nos apartamentos, wi fi, sala com computadores e dvds e


uma equipada cozinha que pode ser utilizada pelos hóspedes para fazer suas refeições.



A diária com café da manhã, em quarto duplo saiu por 52 euros .!

Aveiro, me aguarde:)

4 comentários:

Aveiro Rossio Hostel disse...

Oi.

Muito obrigado plo post, já tive a oportunidade de dizer aos "correspondentes" que toda a informação está correctíssima, demonstrando um trabalho de pesquisa fenomenal...

Vou começar a ser leitor frequente daqui.

Um abraço de Aveiro
Aveiro Rossio Hostel

lobusdaestepe disse...

Olá,
Obrigado pelo seu comentário.
Sempre que achamos locais interessantes e hospedagens com bom custo-benefícios, temos o prazer em divulgar.
Volte sempre

Eliane Issa disse...

Adorei seu post!
Não conhecia ainda seu blog, mas estava pesquisando sobre Aveiro, onde pretendo ir em outubro próximo e encontrei seu blog.
Parabéns!
Permita-me, entretanto, apontar uma pequena falha: Falta a data. Qual a importância?? Explico! Como sabarei o dia em que se pode catar as tais cavaquinhas distribuídas pelos fiéis na igreja???? (no comentário, isso só acontece naquele fim de semana ...) - é só uma brincadeira!!!!!

lobusdaestepe disse...

Olá Eliana!
Realmente, fique tão empolgada com a festa de São Gonçalinho que esqueci de colocar que ela se realiza no fim-de-semana mais próximo do dia 10 de Janeiro.
As festividades são marcadas pelo pagamento de promessas ao Santo, agradecendo o seu poder de cura de doenças ósseas e a sua capacidade de resolver problemas conjugais e amorosos, atirando-se quilos de cavacas doces da cúpula da capela para o público.
Mas acredito que Aveiro é linda o ano todo e há muito o que ver fazer por lá.
Aguarde em breve postarei novidades sobre Aveiro.:)